Advogados Eleitoralistas nas redes sociais para promover seu trabalho jurídico
Por que usar as redes sociais como advogado(a)? Se você é um advogado(a) especializado(a) em Direito Eleitoral e Direito Público, é essencial que esteja presente nas redes sociais para promover seu trabalho e alcançar um maior número de pessoas interessadas em seus serviços. As redes sociais são uma ferramenta poderosa para construir sua marca pessoal…
Por que usar as redes sociais como advogado(a)?
Se você é advogado e é atuante nas áreas de Direito Eleitoral e Direito Público, é bem provável que esteja terminando a corrida eleitoral de 2022, e ainda esteja levando os processos do pleito como seus companheiros pelos próximos meses, sendo otimista, pois mais provável é que se dê pelos próximos anos.
Mas mesmo de "ressaca" da última corrida eleitoral, a gente já começa a pensar na próxima, não é verdade?
Por isso, por sempre ser questionada sobre a captação de clientes e projeção profissional nesse nosso "micro nicho" que é tão pequeno e concorrido que resolvi dissertar sobre o uso de redes sociais por nós, galera do eleitoral.
As redes sociais são uma ferramenta poderosa para construir sua marca pessoal e estabelecer sua autoridade no campo jurídico. Além disso, elas oferecem uma maneira eficaz de se conectar com potenciais clientes e construir um relacionamento duradouro com eles, mesmo com todas limitações que nosso Estatuto e Conselho de Classe nos impõem, vale a pena se adequar as normas e investir um pouco de tempo nisso!
Uma presença ativa nas redes sociais, inquestionavelmente, permite que você compartilhe seu conhecimento e expertise por meio de conteúdo relevante, de modo leve (ninguém quer engolir o café da manhã assistindo um Reels com conteúdo técnico, pelo menos quase ninguém). Compartilhar artigos, vídeos e dicas úteis sobre Direito Eleitoral e Público não apenas estabelece sua credibilidade, mas também atrai seguidores e potenciais clientes para suas páginas.
Dicas para se destacar nas redes sociais
Agora que você entende a importância das redes sociais para promover seu trabalho jurídico, aqui estão algumas dicas que eu aprendi com o MBA de estratégia competitiva e inovação em Marketing Digital, que serão úteis para você se destacar nesse ambiente:
Crie um perfil profissional: Utilize uma foto de perfil adequada e escreva uma breve descrição sobre seu trabalho e experiência. Certifique-se de que seu perfil seja completo e transmita profissionalismo, mas não demais, as pessoas não criam conexões com robôs ou perfis muito comerciais!
Produza conteúdo relevante: Compartilhe regularmente artigos, vídeos e dicas sobre Direito Eleitoral e Direito Público. Certifique-se de que seu conteúdo seja informativo, útil e atualizado, sem excessos de formalidades. Isso ajudará a atrair seguidores e a estabelecer sua autoridade no assunto.
Interaja com seu público: Responda a comentários, mensagens e perguntas de seus seguidores. Mostre que você se importa e está disposto(a) a ajudar. Isso ajudará a construir um relacionamento duradouro com seu público e a fidelizar clientes.
Utilize hashtags relevantes: Utilize hashtags relacionadas ao Direito Eleitoral e Direito Público em suas postagens. Isso ajudará a aumentar sua visibilidade e alcançar um público mais amplo, mas não exagere no número, o robozinho do Zuck parece não gostar de mais que 5 diferentes, também tenha cuidado com as "banidas", #sextou é um exemplo.
Participe de grupos e comunidades: Participe de grupos e comunidades relacionados ao Direito Eleitoral e Direito Público. Compartilhe seu conhecimento, responda perguntas e faça networking. Isso ajudará a ampliar sua rede de contatos e atrair novas oportunidades de negócio.
Por fim...
As redes sociais oferecem uma excelente oportunidade para advogados(as) especializados(as) em Direito Eleitoral e Direito Público promoverem seu trabalho e se conectarem com potenciais clientes. Ao criar um perfil profissional, produzir conteúdo relevante, procure interagir com seu público e jamais copie o nome ou a identidade de outras pessoas, pega muito mal, você pode se destacar nas redes sociais sendo você mesmo, essa é a melhor parte do mundo digital, tem gente com todos os gostos para gente, e assim você vai poder atrair mais clientes para seu trabalho jurídico. Boa sorte!